Em plena pandemia e com as lojas físicas encerradas, as compras online aumentaram consideravelmente pela comodidade e praticidade no processo. Neste contexto, as empresas devem investir na expansão dos seus negócios no meio digital, com a finalidade de assegurar um lugar permanente no mercado e alavancar as suas vendas.

Neste artigo, indicamos 5 dicas imprescindíveis para atingir sucesso nas vendas online do seu negócio. 

  1. Defina uma estratégia de negócio

A definição de uma estratégia de marketing digital é o segredo para o sucesso de qualquer negócio. Para tal é fundamental fazer uma análise do seu público-alvo, uma vez que não é possível alcançar todos os consumidores da mesma forma. Poderá, por exemplo, criar uma ou mais personagens digitais (personas) com base nas características comuns dos seus clientes (profissão, idade, hobbies, hábitos de consumo, pesquisas, entre outros critérios). Só assim, conseguirá orientar os conteúdos e a sua estratégia para aqueles utilizadores que estejam realmente à procura dos produtos ou serviços que oferece na sua loja online. 

2. Proporcione a melhor experiência ao consumidor


Uma das características que os consumidores mais valorizam nas compras online refere-se a um serviço de atendimento personalizado e rápido. Este é um ponto fulcral em qualquer processo de vendas, particularmente, no caso das vendas online. Neste sentido, as empresas devem implementar diferentes canais de comunicação, nomeadamente as redes sociais, formulários de contacto, email marketing ou um espaço de apoio, como por exemplo, os conhecidos chatbots, de forma a resolver algum problema ou esclarecer dúvidas de forma imediata. Deste modo, as marcas conseguem formar uma relação de confiança com o cliente, estimulando assim o consumo dos produtos ou serviços. 

3. Aposte em SEO – Search Engine Optimization

No panorama do e-commerce, o SEO é uma técnica para tornar a loja online mais visível, de forma orgânica, e, por conseguinte, deixá-la no topo das listas nos motores de busca. A definição de palavras-chave adequadas é um dos pilares para o ranqueamento do seu site. Neste sentido, as páginas dos produtos ou serviços devem apresentar descrições completas, incluindo as formas de uso, informações técnicas, imagens com excelente qualidade de visualização e a avaliação dos clientes. 

4. Publicite o seu negócio

A presença online de um negócio é fortemente canalizada através de campanhas de anúncios online. As plataformas, como o Google Ads ou Facebook Ads podem ser encarados como uma excelente oportunidade de investimento financeiro que, em momentos essenciais, vão impulsionar o seu negócio. Épocas festivas, por exemplo, o Natal ou a Páscoa são ideais para recorrer a estas plataformas para publicitar os seus produtos ou serviços.

5. Optimize o tempo de carregamento dos conteúdos

Tempo é dinheiro, como se costuma dizer. Por esse motivo, os consumidores exigentes não toleram os momentos de espera quando abrem uma página de um site. Se uma página demorar mais de 5 segundos a carregar, acabam por desistir. Outro elemento que também desmotiva os utilizadores a visitar um determinado endereço, são as janelas de pop-up. Deste modo, a optimização do tempo do carregamento do seu site poderá melhorar imenso as vendas online. Para tal acontecer, poderá, por exemplo, promover a minimização de recursos, dar prioridade a elementos principais da página, a redução de plugins e do número de redireccionamentos de páginas.

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